
Como economizar para o intercâmbio?
Como economizar para o intercâmbio é uma das primeiras perguntas e pesquisas que fazem quando se está planejando fazer intercâmbio.
A primeira coisa que devemos ter em mente é que intercâmbio é uma experiência. Claro que o turismo faz parte e talvez seja um dos pontos em que mais nos empolgamos em uma viagem internacional, mesmo que a estudo. Sendo assim, tudo o que vamos ver ou fazer relacionado ao nosso projeto, precisa e deve ser encarado como investimento e não como custo.
Custo x Investimento
Saber diferenciar custo de investimento é um dos pontos mais importantes, principalmente antes iniciarmos o planejamento do nosso intercâmbio. O nosso mindset (forma de pensar) e a nossa percepção (forma como enxergamos as coisas), vai ditar muito sobre a nossa viagem. Então, é importante entender que custo está relacionado a gastos, aquilo que será usado e não trará retorno, como por exemplo: roupas, sapatos, maquiagem, entre outros. O investimento, por outro lado, é algo que traz retorno a curto, médio ou longo prazo, como por exemplo: conhecimento e experiências.
Economizar ou Priorizar?
Outro ponto muito importante é a palavra economizar. Quando falam que precisamos fazer economia para o intercâmbio, na realidade a palavra que melhor se encaixaria é priorizar dinheiro. Novamente estamos lidando com custo e investimento e desta forma você consegue avaliar aquilo que você deve cortar ou deve manter.
Eu, por exemplo, deixei de fazer pedidos em aplicativos como ifood e uber eats, mas eu faço questão de pagar pelo spotify, telecine e prime vídeo da amazon. Pois enquanto eu pago caro por algo que vou comer e não me trará retorno, com os outros eu treino o meu inglês ouvindo música lendo as letras estilo karaokê e também assisto meus filmes e séries com legendas em inglês e português treinando o reading e listening. Então,neste caso eu considero como investimento.
Ganhar dinheiro ou Fazer Dinheiro?
Renda Extra x Empreender?